sábado, 31 de maio de 2008

Santana do Piauí venceu a cidade de Mongua da Colômbia no Dia do Desafio



Por ter conseguido mobilizar 3320 pessoas no Dia do Desafio, a cidade de Santana do Piauí venceu a cidade de Mongua, localizada no estado de Boyaca na Colômbia. A disputa entre as duas cidades latino americanas foi estabelecida através de um sorteio eletrônico, considerando o número de habitantes de cada cidade.

Santana do Piauí, por possuir em torno de 4841 habitantes, pertencia a categoria 1 e por tanto só poderia disputar o Dia do Desafio contra outra cidade com as mesmas características populacionais. A cidade de Mongua, da Colômbia, possui 5819 habitantes, e conseguiu mobilizar apenas 920 habitantes, ficando, por tanto, muito atrás de Santana do Piauí.

O SESC, entidade que convidou os municípios a participarem do Dia do Desafio, obtém os dados sobre a população de cada cidade, através do instituto responsável por essa contagem, no caso do Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. O número de 3320 participantes, mobilizados por Santana do Piauí, corresponde a 68,58% de sua população total.

A porcentagem de participantes com relação a habitantes é a principal responsável pela classificação e vitória do município. Mais de 3000 cidades, em todo o mundo, participaram das atividades do Dia do Desafio, ocorrido na última quarta-feira (28).

Santana do Piauí participou do Dia do Desafio pela primeira vez. O principal objetivo desse evento, que ocorre em escala global, é mobilizar pessoas de todas as faixas etárias para a prática de atividades físicas. Todas as escolas do município foram envolvidas na atividade, enquanto uma comissão composta por membros do Grupo Pró-Selo e do Grupo de Trabalho Esporte e Cidadania do município, percorria cada escola registrando os momentos e fazendo parte das atividades.

“Nós podemos dizer que essa vitória foi conseguida graças a atuação dos mobilizadores do Selo UNICEF no município, dos professores, alunos, equipe das Secretarias de Desenvolvimento Social e Educação, da população em geral e do prefeito Valdenilson Dias Borges e da primeira dama, que tem demonstrando grande interesse na conquista do Selo UNICEF”, comentou a articuladora do Grupo Pró-Selo de Santana do Piauí, Clarete de Souza Rabelo Leal.

Durante o Dia do Desafio, em cada escola eram registrados as brincadeiras e o número participantes. Também foram tiradas inúmeras fotografias, que comprovavam a dimensão exata da mobilização popular. Através desses dados foi elaborado um relatório, que por sua vez foi enviado a entidade organizadora para analise, que acabou apontando Santana como a vencedora do Dia do Desafio.

Nenhum comentário: