quarta-feira, 28 de maio de 2008

Dia do Desafio em Santana do Piauí foi um sucesso







Se a grande participação de crianças e adolescentes, além de familiares, e a variada opção de brincadeiras e esportes oferecidas aos participantes, podem caracterizar o bom desenvolvimento das atividades do Dia do Desafio, então pode-se chegar a conclusão que o Dia do Desafio em Santana do Piauí foi um sucesso.


Durante o Dia do Desafio, também chamado Dia D, todas as escolas da rede municipal de ensino, e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, participaram do desenvolvimento das atividades recreativas e esportivas, animando durante todo o dia os adolescentes santanenses, que podiam participar das brincadeiras em qualquer escola.

Durante todo a quarta-feira, uma equipe composta pela articuladora do Grupo Pró Selo de Santana do Piauí, Clarete de Souza Rabelo Leal; o mobilizador adulto do Grupo de Trabalho Esporte e Cidadania, Gilmar Rodrigues e no período da manhã o preparador físico, Idelbrando, além da articulação de comunicação do Selo UNICEF, em Santana do Piauí, visitaram todas as escolas, participando das atividades e registrando os momentos.

Os mobilizadores de todos os Grupos de Trabalho, além de professores e as coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação de Santana do Piauí, passaram o dia nas escolas municipais coordenando as brincadeiras. Dentre as inúmeras atividades desenvolvidas nas escolas com as crianças e adolescentes, destacaram-se: caminhadas, alongamentos, jogos de futebol, corrida, ginástica, dança em volta das cadeiras, dentre outras.

Para a articuladora Clarete de Souza Rabelo Leal a grande participação das crianças reflete o sucesso que caracterizou o Dia do Desafio em Santana do Piauí. “E devemos ainda destacar que essa foi a primeira vez que realizamos essa atividade em nosso município e podíamos ver o grande interesse das crianças, é muito interessante a realização desse tipo de evento que promove uma variação na rotina escolar”, comentou.

Dentre os esportes praticados no município, destaca-se uma brincadeira aparentemente simples, que consistia em formar filas compostas pelas crianças e, com participação de alguns adultos, e com isso passar uma bola para a pessoa que estava imediatamente atrás. Essa atividade segundo Idelbrando, testa a capacidade física e motora dos participantes.

Para o estudante Franciano de Souza Santos, 13 anos, aluno da Escola Municipal Mariano André de Barros, o Dia do Desafio representou uma quebra na rotina escolar, com o oferecimento da grande quantidade de brincadeiras. “Gostei muito das brincadeiras de que participei”, comentou.

Nenhum comentário: