segunda-feira, 21 de abril de 2008

Mais de 100 adolescentes retiram o título eleitoral em Santana do Piauí







Graças ao amplo trabalho de mobilização política promovido pelo Grupo de Trabalho Participação Política de Jovens e Adolescentes e Orçamento Público, em parceria com os demais mobilizadores do Grupo Pró – Selo, em torno de 116 adolescentes com 16 anos, ou que farão 16 anos até o dia 05 de outubro, retiraram seu título eleitoral.

O trabalho de cadastro eleitoral foi realizado durante todo o domingo (20), na Escola Municipal Pascoal Borges Leal e foi possível graças a uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Santana do Piauí e o Cartório da 62° Zona Eleitoral de Picos. Quatro funcionários desse cartório realizaram o trabalho de alistamento dos novos eleitores.

Antes do início dos trabalhos ocorreu uma pequena solenidade no pátio da Escola Pascoal Borges, onde a secretária municipal de desenvolvimento social e primeira dama do município, Maria José Dias falou sobre a importância desse momento para os jovens santanenses.

Em seguida a articuladora do Grupo Pró – Selo, Clarete de Souza Rabelo Leal, destacou a importância de mais uma ação do Selo Unicef em Santana do Piauí e a estudante e integrante do GT Participação Política de Jovens e Adolescentes e Orçamento Público, Thuany Bernardes, representando os jovens que votarão pela primeira vez esse ano, fez uso da palavra.

Logo em seguida os adolescentes assistiram uma palestra sobre a “História do Voto no Brasil”, ministrada pelo chefe do Cartório da 10° Zona Eleitoral de Picos, Luís Borges, e outra palestra sobre “Participação Política e Cidadania”, ministrada pela assistente social Vandira Rego. Enquanto faziam um rápido lanche, os adolescentes assistiram um “curta-metragem” onde um garoto adquiriu a consciência de retirar o seu título eleitoral.

Durante todo o domingo, os mobilizadores adolescentes, pertencentes aos quatro grupos de trabalho auxiliaram os funcionários do cartório, destacando-se a ampla participação destes. Para que o maior número possível de adolescentes comparecesse para retirada do título, foi realizado um amplo trabalho e comunicação, onde foram usados panfletos, spots de rádios, matérias na Internet, blog, rádio e também visitas dos mobilizadores a todas as escolas municipais .

Além da retirada de títulos eleitorais, também foram realizadas, transferências de domicílio eleitoral, revisões e requisições de segunda via do título, totalizando 163 serviços prestados. Para a adolescente Elane Leal Rocha, de 15 anos, residente na zona urbana de Santana do Piauí, essa foi a oportunidade de se cadastrar junto a justiça eleitoral sem ter que se deslocar até o município de Picos para fazer esse serviço

Nenhum comentário: