terça-feira, 22 de maio de 2012

Escola Ferreira Santos Brito promove culminância do Selo Unicef


Após um mês de pesquisas realizadas a comunidade escolar da Escola Municipal Ferreira Santos Brito promoveu na tarde da quarta-feira (16) a culminância do Projeto Semiárido “Convivendo e Aprendendo”. O objetivo da pesquisa era “conhecer a problemática da região semiárida como também ações que contribuirão para o aproveitamento das riquezas existentes na região garantindo assim o direito de aprender de cada adolescente”.

O tema trabalhado pelas crianças foi o Meio Ambiente, tendo como subtemas: Água, Lixo, Vegetação, Solo e Hortas. Em toda a pesquisa das turmas de 5° a 8° série havia a orientação direta dos professores que coordenaram o trabalho dos alunos.

As apresentações, assistidas por toda a comunidade do povoado Barro, variaram da leitura dos relatórios das pesquisas, peças teatrais, danças e exibição de pequenos documentários expondo a situação de determinadas regiões do povoado.

Os alunos da 5° série, sob a orientação dos professores Eldan e Lucinete trabalharam o subtema “Água”. A aluna Kátia Brito fez a leitura de uma poesia, em seguida foi exibida uma produção da visita dos alunos aos “olhos d’água” e poços que abastecem o povoado sabendo um pouco mais sobre o tempo de funcionamento e entendendo a gravidade da seca que assola a região.

O subtema “Vegetação e Solo” foi abordado pelos alunos da 6° série sob a orientação dos professores Chagas e Iracelma. Muita leitura e pesquisa de campo com os agricultores da região foram utilizados para implementar esse trabalho. Ao final da pesquisa houve o plantio de alimentos utilizando as técnicas aprendidas durante o período de estudo, documentado com fotos e relatório.

A 7° série se responsabilizou por pesquisar sobre o subtema “Lixo”, explicitando a necessidade de redução da produção de detritos e que se ofereça o tratamento adequado aos resíduos. O trabalho foi orientado pelas professoras Iranice e Neides. A apresentação do relatório coube às alunas Vanderlania, Alice e Carolina.

Os alunos da 8° série vivenciaram um estudo sobre o cultivo de hortas, apresentando uma exposição fotográfica retratando os principais momentos da pesquisa. Para o público foi apresentado uma peça teatral sobre a rotina de uma família que vive no semiárido. Os professores Washington (Vaguinho) e Elisiene orientaram essa pesquisa.

Ao final a professora e articuladora adulta do Grupo de Trabalho Educação para Convivência com o semiárido, Ana Meire Rodrigues, agradeceu o empenho de todos para que ocorresse aquela convivência.

Nenhum comentário: