terça-feira, 22 de maio de 2012

Centenas de pessoas assistiram culminância do Projeto Semiárido “Convivendo e Aprendendo”

Centenas de pessoas se aglomeraram na Escola Municipal Severo Maria Eulálio para assistir as apresentações do Projeto Semiárido “Convivendo e Aprendendo” realizado na tarde da quinta-feira (10/05). O projeto faz parte das atividades do Selo Unicef. Todas as turmas da 5°a 8°série realizaram apresentações baseadas em pesquisas realizadas junto à comunidade santanense, sob a orientação direta dos professores.

Além da comunidade escolar, estudantes de outras escolas, pais, professores de outras unidades, a secretária de Educação, Elizete Maria Leal, a primeira-dama Maria José Dias e o público em geral viram a exibição das mais variadas apresentações desde os cartazes elaborados, jograis, criativas peças teatrais, paródias, leituras de textos, poemas, dentre outras.

Na abertura do evento a diretora e professora Francinauva de Carvalho Brito Leal informou que o objetivo do Projeto Semiárido “Convivendo e Aprendendo” é “conhecer a problemática da região semiárida como também ações que contribuirão para o aproveitamento das riquezas existentes na região garantindo assim o direito de aprender de cada criança e adolescente, como também mostrar como as crianças são capazes de produzir conhecimento”.

Ao longo da tarde isso foi o que mais se viu. Para cada apresentação havia sido realizada uma pesquisa com diferentes setores de acordo com o eixo temático estudado. Com isso os estudantes provaram que podem produzir conhecimento, conhecer os problemas que afetam a população e o que está sendo feito para saná-los, bem como compartilhar esse conhecimento sobre a realidade local com todos.

Os estudantes trabalharam os seguintes subtemas: Meio Ambiente, Saúde na Escola, na Família e na Comunidade. Os alunos de cada série desenvolveram subtemas sob a orientação direta das professoras: Francirene, Maria do Amparo, Teresinha, Francisca Santos, Maria Ednalva, Ana Maria, Ana Paula, Elizângela, Josiane, Luís Carlos, e Sandra, além da direção.

A coordenadora adulta do Grupo de Trabalho Educação para Convivência com o Semiárido, Ana Meire Rodrigues, explicou que os alunos do Severo Eulálio também integram o grupo, e trazem os temas para ser estudados na escola.

Nenhum comentário: