quarta-feira, 27 de maio de 2009

Santana do Piauí mobilizou todas as escolas no Dia do Desafio






A eficiência do trabalho desenvolvido durante toda a quarta-feira (27) podia ser verificada através da participação das crianças e até de seus pais nas atividades esportivas e brincadeiras lúdicas promovidas em mais um Dia do Desafio. As atividades esportivas tiveram início no horário previsto de 7:00 h e se estenderam até as 17:00 h. O trabalho de monitoramento começou pelas escolas da zona urbana e depois foi estendido para a zona rural.

“Nós enfatizamos que as atividades deveriam se estender durante todo o dia. Isso foi muito debatido com a Secretaria de Educação, e com os professores, e o que podemos perceber é que as brincadeiras realmente aconteciam constantemente nas escolas”, comentou a coordenadora, Clarete de Souza Rabelo Leal enfatizando o apoio de todas as secretarias que compõe a administração municipal.

O prefeito de Santana do Piauí, Valdenilson Dias Borges, havia assinado o termo de adesão do município, que em 2008 venceu Mongua da Bolívia. Nesse ano Santana do Piauí concorria contra a cidade venezuelana de San Rua de Manapiari. Para a organização o Dia do Desafio era mais uma oportunidade de trabalhar a temática da criança e do adolescente, que não foi esquecida com a vitória do Selo Unicef - edição 2008.

A equipe que fazia a visita as escolas era composta por: Clarete de Souza Rabelo Leal, Tarciana Bernardes, Ana Paula, Gilmar Rodrigues e os motoristas Edgar e João, acompanhados pela assessoria de comunicação do município. As escolas da zona urbana foram visitadas inicialmente. Logo em seguida as escolas dos povoados Barro, Lagoa Seca, Lagoa dos Marcelinos e Queimada da Ema também acolheram a equipe. Todo esse trajeto foi percorrido no período da manhã.

No período da tarde, as escolas dos povoados Engano dos Porém e Camarada, receberam os integrantes da equipe. O Ginásio Poliesportivo Chiquinho Borges também ficou a disposição das crianças. Ao chegar nos locais, percebia-se que cada escola utilizava os recursos que possuía e desenvolvia as próprias atividades. A Escola Municipal Severo Maria Eulálio utilizava a “Rádio Escola”, uma ação possível com o Selo Unicef.

“Todos os professores se esforçaram muito”, enfatizou Clarete. Durante as visitas a equipe promovia jogos com bolas, exercícios físicos, buscando movimentar ao máximo as crianças e adolescentes. Como premiação e brindes, eram distribuídos bombons para as equipes vencedoras das competições.

O Dia do Desafio é uma promoção do Serviço Social do Comércio (SESC), que em parceria com outras entidades latino-americanas desenvolve essa atividade em todo o continente. Em 2008 Santana do Piauí mobilizou 3320 pessoas. Os dados desse ano serão enviados por e-mail para a direção do evento.

Nenhum comentário: