segunda-feira, 18 de maio de 2009

Santana do Piauí conquista o Selo Unicef 2008 e recebe prêmio em Paulistana


Após um amplo trabalho voltado para a temática da criança e do adolescente, adotado desde o início da administração Valdenilson Dias Borges, o município de Santana do Piauí conquistou o Selo Unicef – Município Aprovado 2008. Essa conquista constitui-se no primeiro prêmio de reconhecimento internacional para a jovem cidade de apenas 16 de idade.


A esperada certificação para o município aconteceu em uma grande solenidade realizada na cidade de Paulistana na tarde desta sexta-feira (06), contando com as presenças de 12 dos 33 municípios vencedores desta edição. Com a certificação, Santana do Piauí agora mostra para o mundo a importância destinada ao trabalho voltado para as crianças e adolescentes desenvolvido na cidade.
O Selo Unicef avaliava evoluções nos indicadores de educação, saúde, políticas públicas voltadas para os jovens, dentre outros. Após ser comprovado que um município trabalhava todas essas temáticas, ele se tornava apto a receber a honraria. “Os ventos da mudança estão cegando cada vez mais fortes ao Piauí”, palavras do coordenador do Selo Unicef, falando sobre o aumento da quantidade de municípios vencedores nessa segunda edição no Estado.
Na abertura da solenidade, todos os municípios presentes foram convidados a realizar apresentações, promovidas pelos jovens, retratando a cultura local. Cada município tinha direito a 2 apresentações. Para a solenidade Santana do Piauí apresentou o Coral do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que entoou um trecho do Hino de Santana do Piauí e a música É Bom Ser criança.
Logo em seguida os prefeitos e articuladores receberam o certificado, atestando que ganharam o Selo Unicef, e uma agenda, entregue aos articuladores. O troféu da conquista foi entregue as mãos de um adolescente, que representando o município. Santana do Piauí foi representado pelo estudante Diogo.
A articuladora do Grupo Pró – Selo de Santana do Piauí, Clarete do Souza Rabelo Leal, representou o prefeito Valdenilson Dias Borges, que por motivos de saúde de seu pai, o primeiro prefeito Manoel Borges Sobrinho, não pode comparecer ao evento, mandando seus abraços e a satisfação absoluta pela conquista.
“Nós temos um carro, “Estrelas da Infância”, que representa a caravana do Selo Unicef, e cada um de vocês jovens, pregará um adesivo com o nome do seu município, para por onde esse carro passar, as pessoas saibam que a estrala da criança e do adolescente brilha naquele lugar”, comentou Ruy Aguiar.

Encerrando o evento, o coral do PETI de Santana do Piauí foi convidado a se apresentar novamente, após ter impressionado o público e os organizadores em sua primeira exibição. Para essa solenidade especial, o município de Santana do Piauí levou até paulistana uma caravana com mais de 60 pessoas, a maioria adolescentes que trabalharam pela conquista do Selo Unicef.

Nenhum comentário: