domingo, 29 de maio de 2011

Santana do Piauí promove culminância de combate ao abuso e a exploração sexual







A tarde da quinta-feira (26) foi marcada pela culminância da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Contando com muitas atrações o evento foi realizado na Praça São Pedro, chamando a atenção dos santanenses para essa temática. A campanha foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do CRAS e do Conselho Tutelar, contando com a parceria das Secretarias de Saúde e Educação.

A assistente social do CRAS, Kaline Barros fez a abertura oficial do evento em uma breve explanação sobre a importância da campanha e explicações necessárias sobre o que caracteriza o abuso e a exploração sexual. Kaline chamou atenção para os distúrbios de comportamento que as vítimas sofrem: “distúrbio do sono, apetite, tristeza, depressão, compulsão para o banho, ansiedade”, e muitos fatores identificáveis.

Convidado a falar sobre o tema, o médico do PSF da zona rural de Santana do Piauí, Gilson Aderson de Sousa, chamou atenção para os sintomas físicos das vítimas de abuso e para a importância de pessoas próximas estarem atentas as mudanças, no entanto, ele alertou sobre a cautela no momento de proceder com uma denúncia.

Na programação as crianças do coral do PETI cantaram uma música tradicional de seu repertório: “É bom ser criança”, propícia ao momento. Sob a orientação da professora Iranice alunas da Escola Municipal Ferreira Santos Brito, do povoado Barro, apresentaram uma paródia musical. Dentre as apresentações destaca-se ainda a participação dos alunos e alunas da 6° A do período matutino, da Escola Municipal Severo Maria Eulálio.

Uma peça teatral sobre o tema foi encenada pelos alunos do Projovem Adolescente. As professoras Ana Meire e Francinauva de Carvalho Brito (coordenadora e diretora do Severo Maria Eulálio) leram alguma mensagens sobre o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescente.

O evento foi encerrado com as falas da primeira dama Maria José Dias Leal Borges, e do vice-prefeito Ricardo José Gonçalves, que parabenizaram a organização pelo evento, lembraram a importância do tema e chamaram atenção para que todos estejam alerta para possíveis casos, que devem ser denunciados.

Nenhum comentário: