sexta-feira, 1 de junho de 2012

Santana do Piauí realiza II Fórum Comunitário do Selo UNICEF




O II Fórum Comunitário do Selo UNICEF de Santana do Piauí foi marcado pela grande participação dos mais diversos setores da sociedade e pela avaliação dos planos de ação e dos resultados obtidos desde o I Fórum ocorrido em 2010. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (01) no Centro Municipal de Ação Social e as ações foram acompanhadas pela mediadora Sheila Maria de Sousa Melo.

Após o momento solene com a composição da mesa de honra e execução do hino nacional brasileiro e do hino municipal de Santana do Piauí foi a vez da apresentação de uma série de apresentações artísticas por parte de crianças e adolescentes, em sua maioria, que estiveram integradas nas atividades do Selo UNICEF através dos Grupos de Trabalho.

Antes das apresentações teatrais o coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos SCFV/PETI interpretou a música “É bom ser criança”. Em seguida foi a vez dos alunos da Escola Municipal Severo Maria Eulálio interpretarem a peça “A Esperança é a última que morre”, que narra o sofrimento de uma família que vive em condições extremas de pobreza.

Esses mesmos adolescentes interpretariam mais uma peça, “Não existe racismo no Brasil”, onde parodiavam o racismo disfarçado, tão presente em nossa sociedade. Com a participação especial de Assis do Acordeom, os alunos da 5° Série A do Severo Eulálio fizeram uma paródia intitulada: ““UNICEF em ação, Adeus poluição”.

No momento dos pronunciamentos a primeira dama Maria José Dias, o vereador Francisco Borges, o vice-prefeito Ricardo José Gonçalves e o prefeito Valdenilson Dias Borges parabenizaram a Comissão do Selo UNICEF de Santana do Piauí e ressaltaram as ações que vem sendo desenvolvidas. O prefeito Valdenilson lembrou que o Selo não é um objetivo, mas uma consequência dos serviços voltados para crianças e adolescentes.

A articuladora do Selo UNICEF de Santana do Piauí, Clarete de Sousa Rabêlo Leal, fez um resumo das atividades desenvolvidos em mais essa edição do prêmio.

Com o tempo devidamente cronometrado representantes dos Grupos de Trabalho: Esporte e Cidadania, Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-racial e Educação para convivência com o Semiárido fizeram o relatório das atividades desenvolvidas com as crianças e adolescentes.

A tudo a mediadora acompanhou e ao final fez uso da palavra e disse que não poderia antecipar o resultado, que será divulgado apenas em novembro deste ano, mas desejou que o município mantenha as suas políticas voltadas para crianças e adolescentes. Com o fim do evento oficial no Centro Municipal de Ação Social a mediadora visitou as instalações dos conselhos.

Santana do Piauí busca a sua segunda conquista do Selo UNICEF – Município Aprovado, tendo vencido na Edição de 2008.