sexta-feira, 27 de abril de 2012

Circuito Esportivo reuniu centenas de jovens em Santana do Piauí







Toda a quinta-feira (06) foi marcada por uma série de atividades que pediam muita disposição e bom humor, o Circuito Esportivo em Santana do Piauí reuniu centenas de jovens no povoado Barro e na sede do município, no Ginásio Poliesportivo Chiquinho Borges. Organizado pelo Grupo de Trabalho Esporte e Cidadania e pela Comissão Pró – Selo, o evento ofereceu uma gama de atividades físicas trabalhadas pelas crianças e adolescentes.

A articuladora do Grupo Pró – Selo, Clarete Rabelo destacou ainda a participação dos integrantes do CMDCA, do Conselho Tutelar e necessária orientação por parte dos professores de educação física, que antes das brincadeiras ofereciam uma sessão de alongamento, deixando todos aptos a praticar as atividades sem risco de contusões.

No povoado Barro as atividades ocorreram pela manhã, em frente à Escola Municipal Ferreira Santos Brito, onde ocorreram brincadeiras com bambolê, passa-a-bola, alongamentos, corridas, passeio ciclísticos. No interior da escola as crianças da Educação Infantil também participavam de brincadeiras mais de acordo com a sua idade.

À tarde as brincadeiras foram realizadas no Ginásio Poliesportivo Chiquinho Borges, seguindo a sequencia de alongamentos, corridas, queimada, jogos de futsal, dentre outros que exigiam uma disposição física que as crianças demonstravam possuir com folga.

Para o pequeno Genário de Oliveira Santos, 10 anos, aluno do 5° ano o dia proveitoso, pois “brincou bastante” e afirmou ter gostado mais da corrida de velocidade, modalidade do atletismo. A sua amiga Maria Aldenia da Silva Santos, 8 anos, aluna do 3° ano, afirmou que as brincadeiras foram divertidas, gostando mais do bambolê.

A professora de educação física Aurilena Pinheiro, destacou a importância do esporte, como forma de tirar as crianças da rua. Sobre o Circuito Esportivo ela afirmou que é uma atividade válida, pois serve como uma injeção de ânimo para a prática de esportes regulares. Ela frisa que nas escolas existe a aula de educação física praticada três vezes por semana.

O treinador Idlebrando Ramos declarou que as atividades foram válidas devido a grande participação das crianças. “Nós fizemos prática de atividades físicas, como salto a distância, revezamento, e foi muito boa à participação, pois a criançada com todas as faixas etárias brincaram”, declarou.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

GT de Esporte e Cidadania elabora peças de comunicação




Os trabalhos em busca daconquista do Selo Unicef Edição 2009-2012, continuam. Como parte dessasatividades as crianças e adolescentes do Grupo de Trabalho Esporte e Cidadaniaelaboraram um pequeno jornal impresso, intitulado: Unidos pelo Esporte.
A constituição do jornal foipossível após a realização de uma oficina com orientações sobre como fazê-lo,então os jovens seguiram as instruções e lideraram o trabalho.
O jornal diagramado noprograma de computador Word, foi impresso em papel ofício. Ele possui textos efotos em frente e verso. As fotos e as pequenas matérias foram realização dosjovens, que se utilizaram dos conhecimentos em informática para fazer adiagramação.
Os textos e fotos seencontram disponibilizados em duas colunas, além de matérias e entrevistas,também consta o editorial, e um pequeno box denominado “Fala Leitor”, ondecrianças podem fazer as perguntas sobre praticas esportivas e uma pessoaconhecedora do tema responde.
Nessa primeira edição foramimpressos 50 exemplares com fotografias coloridas. As matérias trataram sobre aparticipação das crianças no programa “Descobrindo Talentos”, “CircuitoEsportivo”, “II Fórum Comunitário”, e textos de opinião sobre a importância daprática esportiva na vida de uma pessoa.
Embora todas as matériasestejam assinadas, na segunda página do jornal há um box com os nomes de todosos colaboradores.

sábado, 21 de abril de 2012

Jovens participarão de Circuito Esportivo em Santana do Piauí

Já está tudo pronto. O dia promete quer será movimentado. Grupo de Trabalho Esporte e Cidadania e a Comissão Pró – Selo esperam uma grande participação para a próxima quinta-feira (26/04) quando acontecerá o Circuito Esportivo.
Para garantir a participação de muitas pessoas os jovens integrados aos GTs estão organizando as peças de comunicação e cuidando da divulgação do evento.
A coordenadora da Comissão Pró – Selo, que busca o segundo título do Selo UNICEF Município Aprovado, professora Clarete de Sousa Rabelo Leal frisa que toda a população é convidada a participar das atividades.
O dia começará cedo, a partir das 7h30min, com uma concentração em frente à Escola Municipal Ferreira Santos Brito, no povoado barro. As brincadeiras se estenderão até as 11h00. A tarde será a vez da sede. Concentração no Ginásio Poliesportivo Chiquinho Borges, a partir das 14h00min. Na oportunidade acontecerá caminhada, aeróbica, jogos de futsal, dentre outras.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Jovens participam de oficina e desenvolvem peças de comunicação




Uma das importantes atribuições do Selo Unicef é a realização das peças de comunicação que divulgam o trabalho em que os jovens participam. Muitos tipos diversos de peças podem ser elaborados, desde que sejam desenvolvidos pelos próprios jovens e divulguem eventos reais, que já aconteceram ou que vão acontecer. Na tarde da quinta-feira (19) dezenas de jovens se reuniram na Biblioteca Municipal Novos Horizontes para elaborar as primeiras.

Ministrado pela Comissão Pró – Selo a oficina consistiu em informações básicas sobre como elaborar as peças e instruções sobre notícias, no decorrer da tarde as crianças e os adolescentes desenvolveram o trabalho, gravando áudio, fotografando, filmando com câmeras digitais, desenhando, redigindo textos.

Os jovens trabalharam de acordo com os Grupos de Trabalho (GT) que integram: Esporte e Cidadania, Educação para convivência com o Semiárido e Cultura e Identidade Afro-brasileira e Indígena. Cada um elaborou pelo menos uma peça de comunicação.

Mais numeroso, o GT Cultura e Identidade Afro-brasileira e Indígena se dividiu e elaborou um cartaz e selecionou alguns jovens para gravar o áudio que circulará em carro de som, convidando a todos para o Circuito Esportivo que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 26 de abril. Além de circular pelas ruas esse áudio será posto para transmissão na Rádio Escola que funciona no Severo Maria Eulálio.

Os jovens do Esporte e Cidadania optaram por elaborar um jornal impresso, cuja diagramação é realizada no programa Word. Já os integrantes da Educação para convivência com o Semiárido se ocuparam da realização de um grande jornal mural. Nessa peça em questão se responsabilizaram por divulgar ações que mostram as crianças visitando locais importantes do município em aulas de campo, além de atividades que vão acontecer, como o fórum e o Circuito Esportivo.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Comissão Pro – Selo debate com Secretaria de Saúde ações para crianças e adolescentes





Na manhã desta quarta-feira (18) a Comissão Pró – Selo de Santana do Piauí organizou uma reunião na Biblioteca Municipal com todos os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde: médicos, enfermeiras, nutricionista, agentes comunitárias de saúde, profissionais do setor administrativo. O objetivo era debater as ações voltadas para crianças e adolescentes, fazer uma avaliação geral do que já vem sendo oferecido desde o último fórum e intensificá-las.

A articuladora da Comissão Pró – Selo, Clarete de Sousa Rabelo Leal, frisou a importância da participação de todos os funcionários e das Secretarias. “Todo mundo ajuda todo mundo”, comentou. Ela enfatizando a importância da interação entre os diversos setores da administração.

Desde antes da sua primeira conquista da edição do Selo Unicef de 2008, Santana do Piauí já desenvolve ações específicas para o público entre 0 e 17 anos, no entanto, estas precisam de uma implementação constante.

Os profissionais da Saúde falaram sobre os desafios e problemas a serem solucionados, e todos enfatizaram a importância da conscientização da população, algo que já é feito durante as consultas médicas, atendimento das nutricionistas, e as importantes visitas das agentes comunitárias de saúde às residências. Muitos enfatizaram a importância das campanhas como forma de disseminar a informação sobre temas relevantes.

Gravidez precoce, HIV/AIDS, gestão adequada do lixo, também estiveram entre os temas levantados. A primeira-dama Maria José Dias comentou sobre a existência do novo plano de
coleta do lixo, que deverá ser posto em execução. “Já temos o aterro e a coleta é suficiente”, declarou, mas enfatizou que o novo plano é necessário e será posto em execução.

A reunião foi divida entre a discussão sobre o Plano de Ação e sobre o Formulário de Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, oportunidade em que os profissionais apontavam os programas que já são desenvolvidos.

Presente ao evento o médico Antônio Rocha deu algumas explicações sobre a transmissão do vírus HIV/AIDS, especialmente na hora do parto. Ele frisou que em Santana do Piauí não existe
nenhuma pessoa soropositiva, ou seja, com o vírus da AIDS.

Também foram discutidas ações realizadas nas escolas, como o programa de “Saúde Bucal” que a cada seis meses instrui as crianças sobre a forma correta de escovar os dentes, além da aplicação de flúor.

Ao final da reunião a articuladora da Comissão Pró – Selo de Santana do Piauí explicou que haverá agora a elaboração de um plano de ação para a realização de duas grandes atividades públicas, dentre elas a “Semana do Bebê”, com data ainda a ser marcada.


terça-feira, 17 de abril de 2012

Comissão Pró – Selo realizará dia de atividades esportivas

A data foi agendada para a quinta-feira, dia 26 de abril, oportunidade em que as crianças do município serão mobilizadas em um dia de atividades esportivas. A divulgação aberta começará ainda nesta semana, dia 19, e terá por objetivo atrair o maior número de crianças e adolescentes possível.

A articuladora da Comissão Pró – Selo, Clarete de Sousa Rabelo Leal, informou que o evento começará no povoado Barro, pela manhã. Essa localidade é conhecida pelo grande número de jovens.

No período vespertino as atividades acontecerão na sede do município, no Ginásio Poliesportivo Municipal Chiquinho Borges. A comissão está desempenhando as atividades relativas à conquista da 3°edição do Selo Unicef. Vale ressaltar que inúmeras atividades já vinham sendo desenvolvendo nos últimos anos.

Grupos de Trabalho receberão capacitação sobre peças de comunicação

O evento está marcado para a tarde da próxima quinta-feira (19) na Biblioteca Municipal Novos Horizontes de Santana do Piauí. Todos os integrantes da Comissão Pró – Selo e dos Grupos de Trabalho receberão capacitação sobre as peças de comunicação a serem trabalhadas nessa edição do Selo Unicef 2009-2012.

As atividades envolvendo crianças e adolescentes já vêm sendo divulgadas através do blog oficial do Selo Unicef de Santana do Piauí: http://www.selounicefsantanapi.blogspot.com.br/, onde constam matérias e fotos.

Agora, a ideia é ampliar essa comunicação e envolver ainda mais pessoas através de mais peças de comunicação, como jornais murais, panfletos, banners e outros. Além de organizar peças para os próximos eventos a serem realizados.

Comissão Pró – Selo articula reunião sobre o Selo Unicef com Secretaria de Saúde

A Comissão Pró – Selo de Santana do Piauí está articulando uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde. O evento deve acontecer na manhã da quarta-feira (18) na sede da Biblioteca Municipal Novos Horizontes.

A articuladora Clarete Rabelo espera a participação de todos os funcionários que fazem a Saúde local: agentes de saúde, médicos, enfermeiras, dentistas, nutricionistas. Na ocasião serão debatidas as estratégias do Selo Unicef e o levantamento do plano de ação.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Alunos do Projovem Adolescente assistem palestra sobre redes sociais




O novo coletivo do Projovem Adolescente de Santana do Piauí escolherá uma mídia ou rede social para divulgar as suas ações, mas antes disso eram necessárias algumas informações para o uso correto dessas poderosas ferramentas.

Dessa forma a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal ministrou uma palestra que trabalhava diretamente o Facebook e os Blogs da internet.

Informações sobre segurança, e o histórico de cada rede social mencionada foram debatidos, bem como utilizar essas ferramentas de forma sadia.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Alunos do SCFV e do Severo Eulálio assistem palestras sobre “Os perigos das Mídias Sociais”




O avanço na utilização das Mídias Sociais tem sido notável. Em poucos anos pessoas das mais diferentes faixas etárias tem utilizado redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter para as mais diversas atividades, desde se comunicar com parentes que estão distantes, fazer amizades até
compartilhar fotos e informações sociais.

No entanto, isso também tem seu lado negativo. As pessoas terminam por ficar expostas a indivíduos que não conhecem e estão muitas vezes mal-intencionados.

Com esse pensamento de alerta, alunos do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e da Escola Municipal Severo Maria Eulálio assistiram a palestras sobre os perigos das mídias sociais.

Nas ocasiões, os alunos eram instigados a dizer o que costumavam fazer quando se utilizavam do Facebook e do Orkut e em seguida ouviam as informações sobre os cuidados a serem tomados, como não compartilhar fotos que revelem muito, ou não postar informações de interesse estrito da família, como dados financeiros que podem alertar criminosos.

Eles também receberam instruções sobre as formas corretas de uso, basicamente, importantes dicas de segurança que não venham a comprometer o uso saudável dessas ferramentas. Com isso, a Assessoria de Comunicação responsável pelas palestras, espera que os jovens tenham mais cuidado no uso da internet.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Santana do Piauí implantará “Programa Palavra de Criança” do Selo UNICEF


O prefeito Valdenilson Dias
Borges já assinou o termo de adesão ao “Programa Palavra de Criança”,
desenvolvido em parceria entre o Selo UNICEF e o governo do estado do Piauí,
com isso as escolas municipais que atendem crianças no “ciclo de alfabetização”
– entre o 1° e o 3° ano do Ensino Fundamental – serão beneficiadas.

Em Santana do Piauí o
programa será coordenado pelo professor e coordenador de Educação, Arnaldo
Rocha. Ele informa que nesse momento está ocorrendo a montagem do plano que
deverá ser apresentado à comunidade escolar após o feriado da Semana Santa.

Arnaldo explica que o
objetivo do programa é alfabetizar os alunos até o fim do 3° ano, assim, esse
novo programa funcionará como um complemento ao “Projeto de Leitura”, já
desenvolvido em Santana do Piauí. Seu foco, portanto, é a escrita, que será
avaliada através da Provinha Brasil e de testes elaborados pelo instituo PróBem.

No ano de 2011 apenas 10
municípios piauienses haviam aderido ao “Palavra de Criança”, com o sucesso da
iniciativa, mais 150 prefeituras tiveram a possibilidade de aderir, dentre elas
Santana do Piauí.



Através do “Programa Palavra
de Criança”, não apenas os alunos receberão acompanhamento, como também as suas
famílias - pais e mães - que serão instruídos sobre como acompanhar o
desempenho dos filhos na escola. “As famílias serão mobilizadas ao longo do ano
através de oficinas com os pais”, explicou Arnaldo.

Na página oficial do
Instituto ProBem consta explicações mais
detalhadas sobre o “Palavra de Criança”: “um programa
de
alfabetização instituído pelo UNICEF em parceria com o Instituto
ProBem, que em pouco mais de um ano de atuação em dez municípios do Piauí
conseguiu mais de 80% de crianças alfabetizadas na idade certa. A parceria de
sucesso terá continuidade garantida em novo convênio de cooperação, recebendo
agora o apoio da Mont Blanc, multinacional que está ampliando suas ações de
responsabilidade social.”

Dentre os objetivos do
programa: “ajudar os municípios a organizar estratégias eficazes de
alfabetização de crianças, colaborando para que alcancem a meta estipulada pelo
Compromisso Todos pela Educação (MEC/PDE) de que todas as crianças até os 8
anos de idade estejam alfabetizadas.”



terça-feira, 3 de abril de 2012

Conselho Tutelar de Santana do Piauí dispõe de uma das melhores estruturas do Estado





Segundo os cinco integrantes do Conselho Tutelar de Santana do Piauí, o reconhecimento pode ser sentido através da participação de eventos e capacitações que ocorrem regularmente na região e no Estado. Representantes de órgãos fiscalizadores como o Ministério Público expressão admiração pela estrutura disponibilizada para que os conselheiros santanenses desenvolvam o trabalho de fiscalização e garantia dos direitos da criança e do adolescente no município.

“Ainda no início do mês de fevereiro nós fomos a uma capacitação em Santo Inácio, em um fórum colegiado, segundo nos repassaram o nosso conselho está entre os primeiros do Piauí, com ar condicionado, sala reservada para atender os casos, a recepção, e agora temos o veículo”, informou o vice-presidente do Conselho Tutelar, Miguel Raimundo da Rocha.
Miguel informa ainda que o órgão dispõe de uma sede própria, localizado no centro administrativo do município, na Rua do Cruzeiro n° 42, nas proximidades da Praça São Pedro. A sede conta com duas antessalas onde os santanenses podem aguardar o momento de falar com os conselheiros, além de uma sala separada, onde ocorre o registro das denúncias e onde os conselheiros atendem a população.

Miguel Raimundo da Rocha, que tomou posse como conselheiro no início desse ano, junto com os demais integrantes, eleitos em 12 de dezembro de 2010, informa ainda sobre os demais itens que tornam possível o trabalho de fiscalização e registro de denúncias. Os conselheiros dispõe de um computador novo, com acesso a internet, além de material de escritório, como birôs, mesas, cadeiras, arquivos, estante, sala com ar condicionado, telefone, além de uma máquina fotográfica digital.
Para o trabalho de rondas os conselheiros se utilizam de uma motocicleta Honda 125 doada recentemente pela Prefeitura Municipal de Santana do Piauí. “Aqui a nossa estrutura é 100%, temos tudo para desenvolver um bom trabalho. Na maioria das ocasiões realizamos uma ronda, especialmente nesses eventos”, informou Miguel. Todos os conselheiros marcam plantão diariamente na sede do órgão.

No entanto, para desenvolver um bom trabalho a estrutura é apenas parte do processo, nisso
entram as parcerias com a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Santana do Piauí. “Trabalhamos em grandes parcerias com a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal nos ajuda nisso, na realização do trabalho”, comentou Jailton Valdeci Cavalcante, presidente do Conselho Tutelar.

O Conselho Tutelar de Santana do Piauí é composto dos seguintes integrantes: Jailton Valdeci de Brito, Miguel Raimundo da Rocha Neto, Maria Deilane dos Santos, Neilton Mateus Leal e Ricardo Francisco Rodrigues. Denúncias ao conselho podem ser feitas através do número: (89) 3443-1169.

CMDCA de Santana do Piauí renova diretoria

Em reuniãorealizada na manhã da quarta-feira (28) representantes de diversos órgãos governamentais e não governamentais renovaram o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (DMDCA) de Santana do Piauí. A reunião aconteceu na sala do conselho, espaço exclusivo para funcionamento do órgão, localizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

A primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Maria José Dias, em nome do prefeito Valdenilson Dias Borges, empossou os novos integrantes do Conselho que terão a difícil tarefa de zelar pelas garantias dos direitos das crianças e adolescentes santanenses.

No regimento interno do CMDCA, lido para todos os integrantes do conselho, consta como atribuições: “Assegurar, mediante lei ou outros meios lícitos, todas as oportunidades para facilitar, em condições de liberdade e dignidade, o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social da criança e dos adolescentes”.

Consta ainda: “Estabelecer políticas e programas municipais, dentro da doutrina de proteção integral do Art. 4° do Estatuto da Criança e do Adolescente, para assegurar com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos propugnados pela referida Lei”. São vitais, sociais, humanos, especiais.

Por escolha unânime assumiu a presidência do CMDCA a professora Tarciana de Sousa Oliveira Bernardes. Na vice-presidência ficou a estudante Larisse de Carvalho Leal e como secretário permanece o diretor da Biblioteca Municipal, José Gilmar Rodrigues.

Confira a lista completa dos novos conselheiros:

Representantes de Órgãos Governamentais:

1-Secretaria Municipal de Educação:
Titular: Antônio Joaquim Leal.
Suplente: Aurilena Gonçalves Pinheiro.

2-Secretaria Municipal de Saúde:
Titular: Rosilene Maria de Jesus Feitosa Santos.
Suplente: Ediane Rodrigues de Brito.

3-Secretaria Municipal de Assistência Social
Titular: Tarciana de Sousa Oliveira Bernardes.
Suplente: Ana Paula de Carvalho Rocha.

4-Secretaria Municipal de Educação
Titular: José Gilmar Rodrigues.
Suplente: Maria de Lourdes Leal


Representantes de Órgãos Não Governamentais:

1-Igreja Católica – Grupo de Jovens
Titular: Larisse de Carvalho Leal.
Suplente: Flavia de Jesus Santos.

2-Associação de Mulheres Santanense.
Titular: Fabiana de Jesus Santos.
Suplente: Francinauva de Carvalho Brito Leal.

3-Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Titular: Lásara de Jesus Carvalho Rocha.
Suplente: Maria de Jesus Silva Santos.

4-Igreja Assembleia de Deus-Grupo de Jovens
Titular: Maria Laiane dos Santos.
Suplente: Ailson Leal Santos.

Conheça o novo coletivo do Projovem Adolescente




Em atividade desde o dia 28 de fevereiro de 2012 o novo coletivo do Projovem Adolescente vem desenvolvendo suas atividades regularmente, com oficinas e palestras. Pelo menos 22 adolescentes participam do terceiro coletivo. As atividades são desenvolvidas no CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social de Santana do Piauí.
Além de trabalhar os eixos temáticos, os integrantes recebem palestras sobre saúde, com médicos, enfermeiras, nutricionistas e psicólogas, além de participar de variadas oficinas, como aulas de instrumentos musicais e passeios promovidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.