sexta-feira, 23 de março de 2012

Santanenses acompanham final do Intercolegial de Futsal e Queimada

Foi um mês de torneio. Desde o dia 03 de outubro que estudantes das escolas municipais de Santana do Piauí disputavam o I Torneio Intercolegial de Futsal, para os meninos, e o I Torneio Intercolegial de Queimada, para as meninas. E na tarde da sexta-feira (28) dezenas de pessoas compareceram ao Ginásio Poliesportivo Municipal Chiquinho Borges para assistir as finais dos torneios.
Organizado pelos professores Aurilena Pinheiro, Maria Dayane e Francisco Cléber (Maninho), o torneio contou com a participação de oito times de futsal e seis de queimada. Os nomes dos times foram escolhidos pelos próprios alunos. Na final, os garotos do Santos enfrentaram o time da Lagoa Seca, que se sagrou campeão com uma vitória por 6x3. E as meninas do Golden Girl venceram as Panteras.

Antes do início das partidas os times entraram em campo e sob a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino Municipal de Santana do Piauí, saudaram o público. Alunos da Escola Municipal Severo Maria Eulálio realizaram uma apresentação.
A secretária de Educação, Elizete Maria Leal e coordenadora Aurilena Pinheiro agradeceram a participação do público e falaram sobre a importância das atividades esportivas para os jovens santanenses. Também elogiaram a iniciativa e expressaram o desejo de que torneios futuros sejam realizados.
O prefeito em exercício Ricardo José Gonçalves parabenizou a organização do torneio e os atletas pelo bom desempenho ao longo do campeonato. Ricardo também expressou seu desejo de ver a continuidade de atividades esportivas iguais a essa.
Na partida de queimada, disputada em uma melhor de três, as meninas do Golden Girls venceram as adversárias do Panteras por 2x0. Mais equilibrada, a partida de futsal disputada entre Lagoa Seca e Santos, viu o primeiro tempo ter fim com um empate por 3x3. No segundo tempo os garotos do time da Lagoa Seca foram mais eficientes e marcaram mais três gols decidindo a partida que terminou em 6X3.
O diretor da Biblioteca Pública, Gilmar Rodrigues, o vereador Adauto Borges (PSB), a professora Dayane e o prefeito em exercício, Ricardo José Gonçalves fizeram a entrega das medalhas e troféus. O professor Francisco Cléber fez a entrega das medalhas para o goleiro menos vazado e o artilheiro do campeonato.

PETI encerra atividades de 2011 com celebração natalina


“Boa Noite. Aqui estamos para celebrar o Natal. Para dar graças a Deus e celebrar a vida que nos é presenteada por ele. Que o amor de Deus o Pai, que a graça de Jesus Cristo o Filho e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco. Encerrando as nossas atividades diárias do 2º semestre em comunhão com nossa família e amigos”, com estas palavras a coordenação geral do PETI deu início a celebração natalina realizada no último dia 02 de dezembro.

O evento aconteceu na sede do PETI, zona urbana de Santana do Piauí. Segundo informações da coordenadora do PETI, zona urbana, Tarciana Bernardes, o evento reuniu as crianças integram o programas nas localidades onde é oferecido, centro administrativo do município, povoados
Barro/Brejinho, alem dos familiares. Durante a noite foram realizadas muitas apresentações e dinâmicas, como a intitulada: “Você conhece seu filho?”, oportunidade em que as mães podiam reconhecer características de seus filhos.

A turminha da sede do PETI, manhã, acolheu as a todos coma seguinte mensagem: “A palavra de Deus nos desafia a olhar para o nosso mundo e enxergar nele o Senhor nascendo junto aos seus filhos e filhas. Este Senhor é o único capaz de nos libertar e nos capacitar para colocarmos sinais de vida, de amor, de comunhão nesta nossa realidade. É Natal. É tempo, pois, de reconciliação com Deus e com os irmãos e irmãs. É tempo de aceitar a Jesus como Senhor que nasce e está em nosso meio. Tempo de reconstruir, de recomeçar. Jesus Cristo nasce e está em nosso meio. Ele nos chama e quer nos despertar para o labor pela vida. Vem Senhor Jesus. Enche-nos de paz e de esperança. Amém?”

A turminha do povoado Barro apresentou, por sua vez, a seguinte mensagem: “A mensagem do Natal nos diz que Deus vem ao nosso encontro. Que Deus entende as nossas dificuldades e nos vem socorrer. Também para nós hoje é feito o anúncio do nascimento de Jesus, como foi feito para os pastores nos campos de Belém. Também para nós hoje é dito: “Não tenham medo! Estou aqui para trazer uma boa notícia a vocês, e ela será motivo de grande alegria para todo o povo. Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês o Messias, o Senhor!”

A noite foi encerrada com mais uma apresentação do Coral do PETI da zona urbana de Santana do Piauí, depois um jantar foi oferecido às famílias presentes.

Apresentações e entrega de diplomas marca culminância do projeto “Pequeno Leitor”

A noite era deles. As crianças do 1° ano do Ensino Fundamental I de Santana do Piauí realizaram uma série de apresentações teatrais e danças antes de receberem o diploma, o primeiro de suas vidas, do projeto “Pequeno Leitor”, do projeto de leitura desenvolvido ao longo do segundo semestre do ano de 2011. A festa aconteceu no Ginásio Poliesportivo Municipal Chiquinho Borges e contou com uma plateia atenta de pais e parentes próximos das crianças.
Os pequenos leitores das Escolas Municipais Armínio Monteiro de Moura, Mariano André de Barros, Josefa Maria dos Santos e da Creche Tia Lourdes Dias realizaram uma série de apresentações. A abertura do evento começou com um ato cívico e a entrada das bandeiras do Brasil, Piauí e Santana do Piauí, e execução dos respectivos hinos. As bandeiras eram conduzidas pelos alunos: Tainara de Moura Silva, Pedro Adailton de Moura, Yasmin de Almeida Santos, José Francisco dos Santos, Yasmin Santos Gonçalves e Victor de Moura Rocha.
Em seguida todos os alunos das escolas públicas municipais realizaram uma encenação em conjunto, intitulada: “O Mundo da Magia”. Sempre ressaltando a importância indiscutível da leitura para a vida do ser humano, a aluna Monyse de Carvalho Borges proferiu breves palavras de acolhida.

Como resultado da interação promovida pelo projeto de leitura, o público assistiu atentamente a interpretação da peça: “Pinóquio”. Em seguida foi a vez da diretora Maria Inês da Rocha Leal falar sobre a importância do projeto de leitura na vida escolar.

No projeto de leitura as crianças eram instruídas sobre o papel do livro nas nossas vidas, com esse tema os pequenos estudantes apresentaram a dança: “Viva nosso amigo livro”. Seguindo nas atrações as crianças da Escolinha Josefa Maria dos Santos declamaram uma poesia.

Ao longo da noite os alunos de todas as escolas municipais envolvidas realizaram apresentações com temas como: “A Escola”, dentre outros. A secretária Municipal de Educação, Elisete Maria Leal expressou a sua satisfação com o projeto de leitura e o trabalho desenvolvido com os estudantes.
Encerrando a noite, aluno por aluno recebeu o seu certificado de “Pequeno leitor” das mãos das pessoas que integravam a mesa de honra.

Educação Municipal de Santana do Piauí aprova cinco alunos no IFPI


A secretária municipal de Educação, Elisete Maria Leal se mostrou orgulhosa do desempenho dos estudantes santanenses que concorreram a uma vaga no IFPI (antigo CEFET) de Picos.
Cinco alunos oriundos do 9° Ano do Ensino Fundamental II obtiveram aprovação para cursos do chamado Ensino Médio Integrado, que oferece disciplinas básicas como português, matemática, história e a possibilidade de aprender uma profissão em um período de quatro anos.

Elisete credita o sucesso dos jovens estudantes a uma série de fatores. “O esforço do aluno, do professor e as aulas de reforço também serviram”, comentou. Nos últimos anos o número de jovens santanenses aprovados para os cursos do IFPI e com ingresso na faculdade só cresceu.

Além de Picos os estudantes tem se dirigido para estados vizinhos como a Paraíba. Dos cinco alunos aprovados para o IFPI de Picos, dois estudavam na Escola Municipal Severo Maria Eulálio, e três na Escola Municipal Ferreira dos Santos Brito.

Conselho de Direitos empossa novo conselheiro tutelar

Na manhã desta quarta-feira (15) o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Santana do Piauí empossou um novo integrante do Conselho Tutelar. José Eric Casemiro Leal, 32 anos, casado e pai de duas filhas assumiu uma vaga no conselho após o licenciamento de Maria Deilane dos Santos que ficará afastada por 90 dias para tratamento de saúde. Para empossar o novo conselheiro e verificar o atestado médico de Deilane, o CMDC promoveu uma breve reunião na sua sala na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social. A reunião foi conduzida pelo professor Antonio Joaquim Leal, que preside o CMDCA e contou com a participação de diversos integrantes.

José Eric Casemiro Leal foi o sexto colocado nas eleições para o Conselho Tutelar realizadas em dezembro de 2010. Ele obteve 165 votos. Eric recebeu apoio dos novos colegas e palavras de incentivo do atual presidente do Conselho, Miguel Raimundo da Rocha Neto. “Deveremos auxiliá-lo no que deve ser feito”, comentou.

Ex-alunos do ProJovem tem bom desempenho e conseguem aprovação no vestibular

Para a coordenação do ProJovem e do Centro de Referencia em Assistência Social – CRAS o objetivo de elevar a escolarização dos participantes do programa social pode ser caracterizado pela aprovação nos últimos vestibulares da UFPI, UESPI e R.SÁ. Pelo menos seis jovens que participaram do programa social lograram êxito e deverão ingressar na universidade nesse ano de 2012.

Além de elevar a escolarização o programa também visa à qualificação profissional em nível de formação inicial e o desenvolvimento de ações comunitárias realizadas de forma articulada com a formação profissional, caracterizando o estágio civil.

Iniciando o seu trabalho com a terceira turma, chamado de “coletivo”, a coordenadora Leyane Moura se disse muito feliz com o desempenho dos jovens, caracterizado pelo interesse de todos nas atividades do ProJovem e nas atividades escolares.

A assistente social do CRAS, Kaline Barros que trabalhou diretamente com eles declarou que o lema da turma: “Caminhando para o crescimento”, traduz o momento que os jovens estão vivendo.

Ex-aluno do ProJovem e agora na função de orientador social, Nathanael Pinheiro de Carvalho Santos, aprovado para o curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFPI, Campus de Picos, disse alimentar a expectativa de conhecer pessoas novas, aprender e viver novas experiências.

Para a sua aprovação ele atribui o fato de estar constantemente antenado no que passa no mundo, através de telejornais, e da leitura de sítios informativos da internet. Também declarou ter um bom entendimento da matemática, área que escolheu para estudar.