domingo, 29 de maio de 2011

Santana do Piauí promove culminância de combate ao abuso e a exploração sexual







A tarde da quinta-feira (26) foi marcada pela culminância da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Contando com muitas atrações o evento foi realizado na Praça São Pedro, chamando a atenção dos santanenses para essa temática. A campanha foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do CRAS e do Conselho Tutelar, contando com a parceria das Secretarias de Saúde e Educação.

A assistente social do CRAS, Kaline Barros fez a abertura oficial do evento em uma breve explanação sobre a importância da campanha e explicações necessárias sobre o que caracteriza o abuso e a exploração sexual. Kaline chamou atenção para os distúrbios de comportamento que as vítimas sofrem: “distúrbio do sono, apetite, tristeza, depressão, compulsão para o banho, ansiedade”, e muitos fatores identificáveis.

Convidado a falar sobre o tema, o médico do PSF da zona rural de Santana do Piauí, Gilson Aderson de Sousa, chamou atenção para os sintomas físicos das vítimas de abuso e para a importância de pessoas próximas estarem atentas as mudanças, no entanto, ele alertou sobre a cautela no momento de proceder com uma denúncia.

Na programação as crianças do coral do PETI cantaram uma música tradicional de seu repertório: “É bom ser criança”, propícia ao momento. Sob a orientação da professora Iranice alunas da Escola Municipal Ferreira Santos Brito, do povoado Barro, apresentaram uma paródia musical. Dentre as apresentações destaca-se ainda a participação dos alunos e alunas da 6° A do período matutino, da Escola Municipal Severo Maria Eulálio.

Uma peça teatral sobre o tema foi encenada pelos alunos do Projovem Adolescente. As professoras Ana Meire e Francinauva de Carvalho Brito (coordenadora e diretora do Severo Maria Eulálio) leram alguma mensagens sobre o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescente.

O evento foi encerrado com as falas da primeira dama Maria José Dias Leal Borges, e do vice-prefeito Ricardo José Gonçalves, que parabenizaram a organização pelo evento, lembraram a importância do tema e chamaram atenção para que todos estejam alerta para possíveis casos, que devem ser denunciados.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Telecentro Comunitário beneficiará jovens santanenses




Na manhã desta sexta-feira (29), 19° aniversário de emancipação política de Santana do Piauí, o prefeito Valdenilson Dias Borges inaugurou Telecentro Comunitário, que atenderá toda população santanense. O evento começou por volta das 9h00 e contou com a presença de secretários e vereadores, além de alguns dos contemplados pelo projeto, cujas atividades estão previstas para começar na próxima segunda-feira (02/05).

Inicialmente quatro turmas serão contempladas pelo projeto, três de alunos do Projovem Adolescente e uma de funcionários das secretarias da prefeitura. Também será oferecida a oportunidade de oficinas para as crianças do PETI, além de haver momentos pré-definidos para que a comunidade possa fazer pesquisas.

Todas as decisões referentes ao desenvolvimento das atividades do Telecentro são tomadas pelo Conselho Gestor Comunitário formado a partir de representantes de diversos órgãos, dentre eles: secretarias de Desenvolvimento Social e Educação, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação das Mulheres Santanenses e Igreja Católica.

Para garantir a administração e manutenção do Telecentro, o órgão conta com o Conselho Gestor, coordenador, instrutores, secretária e zeladora.

Jovens Santanenses participam do Clube do Ouvinte







Os santanenses participaram entusiastamente da exibição do Programa Clube do Ouvinte da Rádio Cultura FM (104.3 MHZ), na manhã desta sexta-feira (29). O programa foi apresentado a partir da Biblioteca Municipal Novos Horizontes de Santana do Piauí. Dezenas de pessoas marcaram presença para acompanhar o espetáculo constituído integralmente com a participação de santanenses que falaram de projetos, cantaram e animaram a manhã.

As crianças do Coral do PETI abriram o espetáculo de apresentações, com a execução do Hino Municipal de Santana do Piauí, mais tarde o grupo se apresentaria com a música “É Bom Ser Criança”. O programa era apresentado pelas radialistas Flavenildes Santana e Cleoma Silva, que conduziam o show a partir de Santana do Piauí. Em Picos, na sede da emissora, o radialista Daniel Jorge ajuda na condução das atrações.

O programa ocorria de forma dinâmica, como deve ser o rádio e nesse ritmo, a coordenadora do PETI, Tarciana Bernardes, concedeu uma rápida entrevista sobre o funcionamento do programa.
Com mais uma bela e criativa participação o integrantes do Projovem Adolescente encenaram duas peças teatrais. Em uma delas dois jovens interpretavam o prefeito Valdenilson Dias Borges e a primeira dama Maria José Dias. E em outra falavam sobre as últimas notícias do município. As últimas apresentações ficaram por conta da participação de três crianças que integram o projeto Infância Feliz desenvolvido no CRAS (Centro de Referencia em Assistência Social) e da apresentação de Jakson Sanfoneiro e Banda.