quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Projovem desenvolveu programa “Saúde em Dia”


Com a saúde tornando-se uma dos temas mais debatidos do novo século, os alunos dos Projovem não poderiam ficar de fora dos debates e das novas informações divulgadas pela mídia. Com esse objetivo a mobilizadora social Leyane Moura solicitou ao Ministério da Saúde as cadernetas de Saúde do Adolescente.

“Nós nos informamos através do site do ministério e fizemos os pedidos”, informou Leyane. As cadernetas são divididas em duas modalidades, voltadas ao público masculino, e a outra, ao público feminino. Trabalhando também as diversas transformações que ocorrem no corpo com o início da adolescência, tema perfeito para os integrantes do Projovem que estão na faixa-etária compreendida pela adolescência.

As palestras começaram ainda no mês de setembro, e se estenderam pelos meses de outubro e início de novembro. Leyane explica que os médicos, enfermeiras, nutricionista, odontólogos e professores do município foram convidados a participar do programa, formando uma parceria com a Secretária de Saúde.

Mas era necessário que o calendário das palestras estivesse de acordo com o horário desses profissionais, havendo, portanto, uma flexibilização no calendário. Os profissionais convidados a participar do programa foram: a nutricionista, Elionildes Bezerra; o odontólogo, Joaquim Barbosa; as enfermeiras Elvira Marques e Maria Tereza; as professoras de educação física, Aurilene Gonçalves Pinheiro, Maria Daiane, Francielza de Carvalho Brito; além do médico Antonio Rocha.

Noite de homenagens no projeto “Descobrindo Talentos”


Uma noite repleta de homenagens foi organizada para as crianças e adolescentes que integram o projeto “Descobrindo Talentos”. Contando com a presença do prefeito Valdenilson Dias Borges, da primeira-dama Maria José Dias e do vice-prefeito Ricardo José Gonçalves, as premiações e homenagens se estenderam por toda a solenidade realizada na noite da quarta-feira (15), no Centro Municipal de Ação Social.

Começando com a entrada festiva das mais de 30 crianças que integram o projeto, foi possível contemplar a entrada do pavilhão com as bandeiras do Brasil, do Piauí e de Santana do Piauí, empunhadas por garotos que participam do projeto. O instrutor Idelbrando Ramos, e a coordenadora do projeto, Clarete de Sousa Rabelo Leal usaram a palavra agradecendo o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do prefeito Valdenilson Dias Borges.

A primeira dama Maria José Dias Leal Borges parabenizou a equipe pelo desenvolvimento do projeto e ressaltou a sua importância afirmando que além de desenvolver as atividades esportivas através do futsal e do futebol também contribui para a disciplina das crianças, ajudando a moldar o caráter, trabalhando para que todos se tornem bons cidadãos.

Vários garotos participantes das atividades do “Descobrindo Talentos” também utilizaram a palavra e de forma espontânea agradeceram o apoio do prefeito Valdenilson Dias Borges, cujo patrocínio da prefeitura torna possível a aquisição do material esportivo e as viagens, oportunidade em que disputam jogos em outras cidades, destacando Fortaleza-CE, onde já estiveram em duas ocasiões, a última delas nesse mês de dezembro.

Uma exibição de slides mostrou rosto por rosto de todos os garotos que fazem parte dessa atividade, bem como os momentos de treino e as partidas, algumas extremamente disputadas. A professora e mãe do aluno Murilo de Carvalho, Francinauva de Carvalho Brito falou por todos os pais presentes da satisfação de saber que o seu filho desenvolve uma atividade construtiva nos momentos em que não está na escola.

Após todas as falas ocorreu a entrega de medalhas, para os times campeões e vice-campeões das modalidades infantil e infanto-juvenil, de um torneio realizado entre os próprios atletas. Também foram destinadas medalhas para os goleiros e artilheiros em ambas as modalidades. Ao final, todos os jovens atletas juntamente com os pais receberem um troféu, simbolizando a participação em mais um ano no projeto “Descobrindo Talentos”.

O projeto “Descobrindo Talentos” tem o objetivo de oferecer oportunidades a criança e adolescente através da prática de atividades esportivas. O público contemplado são crianças entre 07 e 10 anos, e entre 11 e 13 anos. Os treinos ocorrem semanalmente e envolvem alongamento, aquecimento, treinos técnicos e táticos de futsal e futebol.

Nova diretoria do Conselho Tutelar de Santana toma posse

Em uma solenidade simples presidida pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Antonio Joaquim Leal, os cinco integrantes do Conselho Tutelar de Santana do Piauí fora empossados em seus cargos.

O evento aconteceu na manhã do último dia 26 de janeiro, na sede do conselho, localizada na Rua do Cruzeiro, n° 42. Os conselheiros receberam a portaria de sua nomeação logo após o resultado das eleições ocorrida em dezembro de 2010, e já estão no exercício pleno de suas funções desde o primeiro dia de janeiro de 2011. A posse simboliza a atuação com o aval do CMDCA para apurar as denúncias que o Conselho Tutelar receber.

O presidente da solenidade, Antonio Joaquim Leal, abriu os trabalhos e facultou a palavra. Presente ao evento a primeira-dama Maria José Dias falou sobre a importância do evento e suas expectativas. “Esse momento solene é importante, e mostra que o município vem crescendo, e esperamos que os conselheiros façam um grande trabalho”, comentou.

Em seguida, Antonio convocou os novos conselheiros a fazer o juramento, com o braço direito erguido a altura do ombro. Todos pronunciaram as seguintes palavras: “Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, objetivando zelar pelos direitos da criança e do adolescente, atuando segundo atribuições do artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente”.

Fazendo uso de suas atribuições legais baseado na Lei 064/2001 o presidente do CMDCA deu posse aos novos conselheiros. Nos primeiros quinze dias os conselheiros decidiram os cargos de sua nova diretoria através de uma eleição interna. Jailton Valdeci de Moura foi escolhido presidente; Miguel Raimundo da Rocha Neto, vice-presidente; Maria Deilane dos Santos, secretária-geral e os demais integrantes, Ricardo Francisco Rodrigues e Neilton Mateus Leal, complementam a diretoria