terça-feira, 28 de setembro de 2010

Santana do Piauí realiza I Fórum Comunitário

O município de Santana do Piauí promoveu na manhã de ontem, quinta-feira (23), o I Fórum Comunitário, dando início a largada na busca pelo Selo Unicef – Município Aprovado, edição 2009/2012. Diversos setores da administração e de luta pela defesa das crianças e adolescentes, como o CMDCA e o Conselho Tutelar, compareceram maciçamente, além do público diretamente interessado, os jovens, ativos participantes na conquista da edição 2008 do selo.


O evento foi realizado no Centro Municipal de Ação Social e obedeceu a toda metodologia sugerida pelo Selo Unicef, com credenciamento, apresentação da metodologia e o diagnóstico do município. Logo na abertura o coral do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), de Santana do Piauí entoou a música “É bom ser criança”, característica de suas apresentações.


Após a composição da mesa, o presidente do CMDCA, Antonio Joaquim Leal e o vice-prefeito Ricardo José Gonçalves ressaltaram a importância das atividades a serem desenvolvidas nos próximos meses, contando com a total integração das crianças e adolescentes. O vice-prefeito ainda parabenizou rostos bem conhecidos da população santanense, que trabalham na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.


A articuladora do Grupo Pró – Selo, Clarete de Sousa Rabelo Leal, apresentou a metodologia do I Fórum, enfatizando que mesmo sem a presença de uma mediadora, era importante a organização e a participação para a plenária se inteirasse dos avanços conseguidos pelo município no que tange a políticas públicas voltadas para os jovens. Os integrantes do CMDCA e do Grupo Pró – Selo foram convidados a se posicionar a frente para que todos conhecem as equipes que trabalharão integradamente.


Um dos pontos culminantes do I Fórum foi o diagnóstico elaborado pelas secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social do município. Apresentado pelas enfermeiras: Elvira Marques e Maria Teresa; as assistentes sociais Vandira Rego e Kaline Barros e a secretária de Educação, Elizete Maria Leal, o diagnóstico traçou um panorama dos avanços conseguidos nos últimos anos. Destacando-se que o ponto de largada é o ano de 2009.


Através dos dados expostos para os participantes foi possível perceber que o município avançou nos três setores mencionados, com mais cursos oferecidos pelo Desenvolvimento Social, o crescimento do IDEB e o atendimento, acompanhamento e orientação oferecido aos adolescentes.
Após a apresentação do diagnóstico quatro grupos se reuniram para traçar planos e sugestões de trabalhos a serem desenvolvidos com os jovens e adolescentes, ao final de tudo foi servido um almoço. A articuladora Clarete de Sousa Rabelo Leal enfatiza que os trabalhos em busca do bi-campeonato serão intensos, contando com a colaboração dos santanenses.