quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Equipe Pró-Selo organiza reunião e apresenta metodologia do I Fórum Comunitário





Com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, das Secretarias de Educação e Cultura, Saúde, Desenvolvimento Social, além do Conselho da Assistência Social, a Equipe Pró – Selo de Santana do Piauí apresentou na manhã desta quarta-feira (25), em reunião na Biblioteca Municipal, a metodologia do I Fórum Comunitário. A professora Clarete de Sousa Rabelo Leal, articuladora da Equipe Pró-Selo explicou que as atividades em busca da conquista do Selo UNICEF começarão de fato, a partir da realização do fórum, previsto para acontecer 22 de setembro.
Clarete informou que haverá mais trabalho a ser desenvolvido para a conquista da edição 2009-2011 do Selo UNICEF, embora ressalte que o município continuou trabalhando a temática da criança e do adolescente, em suas várias vertentes, nos últimos anos. Para essa edição, o Selo UNICEF adotou o tema: “O município inteiro vai ver seu município com bons olhos”. “Isso quer dizer que o nosso reconhecimento não será apenas nacional, mas internacional”, comentou.
Durante a reunião foi explicado que o Selo UNICEF promoverá os “Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM)” espécie de documento assinado por representantes da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse documento aborda oito eixos temáticos: Erradicar pobreza e fome; atingir o ensino básico, igualdade entre os sexos; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS; garantir sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria para o desenvolvimento mundial.
Diferentemente da edição 2008, quando Santana do Piauí conseguiu a conquista do Selo UNICEF, dessa vez serão trabalhados três grupos temáticos: impacto social, gestão de políticas públicas e participação social. Clarete explicou ainda que no futuro deverá acontecer mais um fórum comunitário além do previsto para setembro. Nessa vez não haverá um mediador externo, contando com a participação da sociedade local. “Mas faremos um trabalho bem feito”, destacou.

Para a promoção desse I Fórum Comunitário será necessário a realização de um diagnóstico a ser apresentado a plenária no dia do evento. “Esse diagnóstico será o ponto de partida para o debate com os representantes da comunidade e para a construção de um Plano de Ação”, explicou. Esse plano de ação será desenvolvido no município a partir de sua apresentação no fórum que marcará o início das atividades no selo.
Para garantir a coleta e entrega dos dados e toda elaboração e organização do fórum, foi montado com um calendário com todos os passos a serem seguidos pela equipe. A primeira-dama Maria José Dias, presente ao evento, disse acreditar no empenho de todas as pessoas presentes, algo que será fundamental no momento atual.