terça-feira, 15 de junho de 2010

Equipe Pró Selo recebe capacitação em Teresina



O município de Santana do Piauí continua trabalhando as temáticas da criança e do adolescente na busca pela conquista do Selo UNICEF – Edição 2009/2012. Como parte desse processo, a articuladora Clarete de Sousa Rabelo Leal e a integrante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) Ana Paula, participaram do “Encontro Estadual sobre a metodologia do I Fórum Comunitário”.

O evento aconteceu no dia 01 de junho, no auditório Albano Franco da FIEP de Teresina. Segundo a articuladora, Clarete de Sousa Rabelo Leal, apesar do prazo maior para a execução dos trabalhos, a equipe precisa estar em constante movimentação. Durante o encontro estadual discutiu-se detalhes de como deverá acontecer o primeiro fórum.
Clarete explicou ainda que nessa edição da premiação em que Santana do Piauí busca a sua segunda conquista consecutiva do Selo UNICEF, serão realizados dois fóruns. O primeiro será com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar. A documentação, composta de relatório e do plano de ação, deve ser encaminhada ao escritório dos organizadores do Selo UNICEF, até 29 de outubro.

Crianças do PETI desenvolvem projeto “Copa do Mundo 2010, Brasil Rumo ao Hexa”


Em primeiro momento o projeto “Copa do Mundo 2010, Brasil Rumo ao Hexa” pode parecer algo que trabalhará apenas a temática esportiva. Mas a coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) o está desenvolvendo de forma semelhante às matérias jornalistas sobre o evento, ou seja, explorando os mais diversos aspectos geográficos e culturais dos países que participam do evento.


A coordenadora do PETI, Tarciana Bernardes informou que durante o mês de junho, quando se desenvolve a competição na África do Sul serão trabalhadas disciplinas escolares, dentre elas: história, geografia, português.


O país que sediará o evento será estudado em seus aspectos culturais e geográficos, bem como todas as nações envolvidas, além é claro das regras do futebol e da competição. As crianças farão o acompanhamento dos jogos da Copa através das famosas tabelas. O projeto começou a ser desenvolvido na primeira semana de junho e está em aplicação na zona urbana e rural do município.

De acordo com Tarciana as crianças também estão recebendo o acompanhamento de atividades esportivas com o professor Francisco Cléber (Manim), cujos serviços foram cedidos pela Secretaria de Educação uma vez por semana.

A coordenadora falou ainda que as atividades do PETI se encerrarão no dia 28 de junho. Durante o mês de julho será trabalhada a tradicional colônia de férias, com uma série de atividades de lazer.

Santanenses se movimentam no "Dia do Desafio"





Os estudantes santanenses seguiram a proposta do SESC quando criou o “Dia do Desafio”, se movimentar. Durante toda esta quarta-feira (26) os alunos participaram de brincadeiras sob a orientação dos professores. As secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e os Conselhos Tutelar e de Direito, participaram das atividades.

Este é o terceiro ano consecutivo que o município assina o termo de adesão proposto pelo SESC. Nos dois anos anteriores Santana do Piauí conseguiu reunir um grande número de pessoas sagrando-se vitorioso, recebendo assim o reconhecimento internacional.

Uma comissão visitou as escolas durante o dia, auxiliando nas atividades e registrando o número de participantes e os eventos. Em 2008 Santana conseguiu reunir 3220 pessoas. Em 2009 esse número subiu para 3812 pessoas, superando a própria marca se tornando bicampeã.

O prefeito Valdenilson Dias Borges ressalta que o município deve participar de todo programa que traga benefícios a população.

O “Dia do Desafio” também serve como uma forma de reafirmar o trabalho da administração voltado para a criança e o adolescente. A campanha do SESC esse ano divulga o tema: “Faça Atividade Física: Melhore sua qualidade de vida. Ajude sua cidade a ser mais ativa!”.

Palestras abordam combate a exploração sexual

Na manhã desta quarta-feira (19) os alunos da Escola Municipal Ferreira Santos Brito, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Centro Digital do povoado Barro, assistiram uma palestra em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de “Combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”.

A palestra dessa manhã foi ministrada pela assistente social Vandira Rego, contando ainda com a presença do vice-prefeito Ricardo José Gonçalves, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Edjane Borges e Leyane, além do Conselho Tutelar.
O evento está sendo organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social através do CRAS, contando ainda com as parcerias do Conselho Tutelar, Secretaria de Educação, e Secretaria de Saúde. As atividades deverão se estender até o dia 27 de maio, quando ocorrerá uma palestra voltada para todo o público santanense, no Centro Municipal de Ação Social.
Na quinta-feira (20) a palestra será ministrada na Escola Municipal Severo Maria Eulálio, pela psicóloga do CRAS, Catarina de Carvalho Leal e a assistente social Kaline Barros. No dia 24 a palestra acontecerá na Escola Municipal Armínio Monteiro de Moura, as informações ficarão sob a responsabilidade da enfermeira Maria Teresa.

Escola Severo Eulálio amplia rádio escola


Uma ação desenvolvida quando da disputa pelo Selo Unicef – Município Aprovado, edição 2008, as rádios-escola instaladas em Santana do Piauí tinham como objetivo incluir os jovens nas atividades do “Selo” e servir como uma forma de comunicação efetiva dentro da comunidade escolar. Um exemplo de aproveitamento desse trabalho é a Escola Municipal Severo Maria Eulálio, localizada na zona urbana do município.


Desde que os equipamentos – adquiridos pela Prefeitura Municipal – foram instalados, houve um interesse constante por parte da direção da escola e dos alunos de melhorar o funcionamento. Inicialmente as caixas de som foram substituídas, e depois de pouco mais de um ano funcionando em um local improvisado o Conselho Escolar optou pela construção de um “box” para abrigar a rádio.


A diretora do Severo Eulálio, Francinauva de Carvalho Brito explica que a construção do “Box” foi possível com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), destinado diretamente para cada unidade escolar, para que a comunidade tenha a opção de escolher a melhor forma de aplicá-lo. E no final de 2009 o Conselho Escolar optou pela incrementação da rádio batizada com o nome de Rádio Educativa CESME.


Francinauva disse ainda que os alunos são responsáveis pela programação da rádio. Ela informou que nos próximos dias haverá uma reunião com os professores para debater a possibilidade de diversificar a programação.

Confraternização marca encerramento do Pro Jovem de Santana do Piauí


Os pais acompanharam com orgulho aquela que parecia ser a primeira formatura de muitos. Após o final de mais de um ano de atividades, os “alunos” do Pro Jovem Adolescente de Santana do Piauí se despediram em ritmo de confraternização e comoção. No evento realizado no Centro Municipal de Ação Social, na última quinta-feira (11), todos mostraram um pouco do que aprenderam durante a trajetória.


A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria José Dias, elogiou a disposição de todos que começaram e continuaram com as atividades até o fim. O Pro Jovem Rural não é “remunerado”, mas em consenso todos concordaram que valeu a apena as horas de oficinas nas mais variadas áreas, como: esportes e artes.


A coordenadora do CRAS, Edjane Borges informou que o Pro Jovem receberá novos “alunos” escolhidos a partir do cadastro do “Bolsa Família”. Uma confraternização entre os que estão saindo e aqueles que chegarão, já ocorreu no “Clube dos Maçons” em Picos.


Durante o evento de despedida, os integrantes do Pro Jovem mostraram um pouco daquilo que aprenderam ao longo da trajetória, destacando as aulas práticas de violão, exibição que mereceu um pedido de “bis” pela “platéia”. Além das palavras oficiais os pais ouviram apelos para que adquiram um violão para os filhos, já que muitos demonstraram interesse pela área musical.


Uma avaliação geral pode ser expressada pelas palavras Jefferson Oliveira Leal, 16 anos, aluno do 1° ano do Médio. “Foi dez, por que aprendi coisas que não sabia”, comentou. Para ele o melhor foram as práticas esportivas. Nesse quesito a opinião difere de Aline de Sousa Rocha, 17 anos, aluna do 2° do Ensino Médio, que afirma ter gostado de tudo, mas teve maior predileção pelas aulas de violão.


O CRAS já se organiza para o início das atividades com os alunos que estão chegando.

Alunos do Pro Jovem se confraternizam com novos colegas

Os alunos do Pro Jovem participaram de uma confraternização com os novos integrantes. Depois de mais de um ano de atividades os adolescentes estão deixando o programa por atingir a idade máxima e o tempo estimado para participação. Durante todo o período eles receberam as mais variadas lições que chegaram até aulas de violão.

A confraternização ocorreu no Clube dos Maçons em Picos, na última quinta-feira (04), onde já havia ocorrido confraternizações do gênero. Além das falas da secretária de Desenvolvimento Social, Maria José Dias, do coordenador de eventos, Luís Campos e da psicóloga do CRAS, Catarina Carvalho Leal os jovens participaram de dinâmicas e tiveram direito ao banho na piscina.

A despedida oficial da primeira turma do Pro Jovem Rural de Santana do Piauí acontecerá na quinta-feira (11).