sexta-feira, 29 de maio de 2009

Apresentação do Coral do PETI na Festa em Homenagem as mães

O Coral do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Santana do Piauí vem mostrando seu trabalho nos mais diversos eventos. Na última apresentação o coral participou da Festa em Homenagem as Mães, promovida pelas Secretarias de Desenvolvimento Social e Educação, ocorrida na noite da sexta-feira (29). No domingo (21), as crianças se apresentarão em São Luís do Piauí.

Confira o vídeo:

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A imagem da alegria!







Fotos do Dia do Desafio!
















Santana do Piauí mobilizou todas as escolas no Dia do Desafio






A eficiência do trabalho desenvolvido durante toda a quarta-feira (27) podia ser verificada através da participação das crianças e até de seus pais nas atividades esportivas e brincadeiras lúdicas promovidas em mais um Dia do Desafio. As atividades esportivas tiveram início no horário previsto de 7:00 h e se estenderam até as 17:00 h. O trabalho de monitoramento começou pelas escolas da zona urbana e depois foi estendido para a zona rural.

“Nós enfatizamos que as atividades deveriam se estender durante todo o dia. Isso foi muito debatido com a Secretaria de Educação, e com os professores, e o que podemos perceber é que as brincadeiras realmente aconteciam constantemente nas escolas”, comentou a coordenadora, Clarete de Souza Rabelo Leal enfatizando o apoio de todas as secretarias que compõe a administração municipal.

O prefeito de Santana do Piauí, Valdenilson Dias Borges, havia assinado o termo de adesão do município, que em 2008 venceu Mongua da Bolívia. Nesse ano Santana do Piauí concorria contra a cidade venezuelana de San Rua de Manapiari. Para a organização o Dia do Desafio era mais uma oportunidade de trabalhar a temática da criança e do adolescente, que não foi esquecida com a vitória do Selo Unicef - edição 2008.

A equipe que fazia a visita as escolas era composta por: Clarete de Souza Rabelo Leal, Tarciana Bernardes, Ana Paula, Gilmar Rodrigues e os motoristas Edgar e João, acompanhados pela assessoria de comunicação do município. As escolas da zona urbana foram visitadas inicialmente. Logo em seguida as escolas dos povoados Barro, Lagoa Seca, Lagoa dos Marcelinos e Queimada da Ema também acolheram a equipe. Todo esse trajeto foi percorrido no período da manhã.

No período da tarde, as escolas dos povoados Engano dos Porém e Camarada, receberam os integrantes da equipe. O Ginásio Poliesportivo Chiquinho Borges também ficou a disposição das crianças. Ao chegar nos locais, percebia-se que cada escola utilizava os recursos que possuía e desenvolvia as próprias atividades. A Escola Municipal Severo Maria Eulálio utilizava a “Rádio Escola”, uma ação possível com o Selo Unicef.

“Todos os professores se esforçaram muito”, enfatizou Clarete. Durante as visitas a equipe promovia jogos com bolas, exercícios físicos, buscando movimentar ao máximo as crianças e adolescentes. Como premiação e brindes, eram distribuídos bombons para as equipes vencedoras das competições.

O Dia do Desafio é uma promoção do Serviço Social do Comércio (SESC), que em parceria com outras entidades latino-americanas desenvolve essa atividade em todo o continente. Em 2008 Santana do Piauí mobilizou 3320 pessoas. Os dados desse ano serão enviados por e-mail para a direção do evento.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Expectativa para o Dia do Desafio


As escolas santanenses e a equipe organizadora do evento estão na expectativa para a realização do Dia do Desafio, que ocorrerá durante toda a quarta-feira (27). Na ocasião serão realizadas atividades esportivas nas escolas municipais, envolvendo o maior número de participantes.

A vitória no Dia do Desafio é obtida através da capacidade de concentrar a participação do maior número de alunos das escolas municipais, das zonas rurais e urbana do município.

O trabalho está sendo coordenado pela professora Clarete de Souza Rabelo Leal, que também foi a responsável pelo evento em 2008. “Esperamos garantir uma grande participação de crianças e adolescentes, a exemplo do ano passado, e conseguir com isso repetir a vitória e conseguir esse reconhecimento internacional para nossa cidade”, comentou.

Em 2008, o município concorreu contra Mongua da Bolívia. Nessa nova edição, Santana do Piauí concorrerá contra San Ruan de Manapiári – Venezuela. As cidades concorrem entre si de acordo com o número de habitantes e os indicadores socais. Na última edição, Santana se sagrou vitoriosa, fato que a coordenação espera repetir.

O Dia do Desafio é uma promoção do Serviço Social do Comércio (SESC) e ocorre em toda a América latina.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Secretaria desenvolve plano para investigar trabalho infantil no município

Buscando impedir que crianças trabalhem, quando deveriam estudar, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Santana do Piauí está desenvolvendo um projeto que tem por objetivo fazer um levantamento da atual situação das crianças e adolescentes em todo o município. O projeto conta com as parcerias da secretarias e demais órgãos, para garantir que abrangência total da cidade.

O Plano Operacional de Levantamento da Situação do Trabalho Infantil das Crianças e Adolescentes do Município consistirá em uma analise, através de um questionário. Agentes de saúde e representantes do CMDCA farão a pesquisa visitando as residências e conversando com os moradores. Cada região foi dividida para que a pesquisa seja realizada entre os dias 25 de março e 24 de abril.

A secretária municipal de desenvolvimento social, Maria José Dias, informa que o objetivo do plano é conhecer a situação do trabalho infantil das crianças e adolescentes do município, com vistas a elaborar um diagnóstico. Dentre os parceiros podem ser citados a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Tutelar, CMDCA, Pró – Jovem Adolescente e PETI.

A coordenação do projeto ficará a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que após a coleta de todos os dados, fará a tabulação dos mesmos. Já foram promovidas reuniões para discutir as formas mais corretas de elaborar a pesquisa, faltando apenas a execução da mesma.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Secretaria de Desenvolvimento Social promove projeto “Descobrindo Talentos”


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social continua dando prosseguimento ao seu trabalho voltado para a juventude Santanense. Além do projeto “Juventude em Ação”, a secretaria agora está desenvolvendo o programa “Descobrindo Talentos”, voltado para a fomentação do esporte local.


A secretária de desenvolvimento social e primeira dama do município, Maria José Dias, comenta a importância desse trabalho voltado para a população jovem do município. “Nós continuamos nos esforçando para proporcionar aquilo que nossos jovens merecem, atendendo a todos, sem exceções ou privilégios”, enfatizou.

O projeto “Descobrindo Talentos foi idealizado pelo instrutor esportivo Idelbrando Ramos. O objetivo desse projeto é integrar crianças e adolescentes em diferentes grupos sociais, desenvolver habilidades técnicas e táticas, incentivar a frequência e aprovação escolar dos atletas.

Pelo menos 60 crianças devem ser contempladas, sendo divididas de acordo com a faixa etária. De 20 a 30 crianças na faixa etária de 07 a 10 anos de idade. A mesma quantidade na faixa etária de 11 a 13 anos. Dentre as atividades esportivas destacam-se treinamentos semanais, técnicos, táticos, recreativos e jogos com outras agremiações.

São parceiros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social nesse projeto, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Esportes.

Santana do Piauí desenvolve projeto Juventude em Ação


As atividades dos Grupos de Trabalho do Selo Unicef foram desenvolvidas em 2008, o município de Santana do Piauí foi contemplado com o reconhecimento por trabalhar a temática da criança e do adolescente, mas isso não significa que as atenções da administração “Determinação e Trabalho” para esse segmento da sociedade tenha se esgotado. Além de projetos como o Pro – Jovem Adolescente, a prefeitura vai trabalhar com esse público em 2009, através do Programa Juventude em Ação.

A coordenadora do projeto, professora Clarete de Souza Rabelo Leal, informa que as inscrições para os jovens santanenses que desejem fazer parte das atividades começaram no último dia 16 de fevereiro e devem se encerrar na próxima sexta-feira (06). “Estabelecemos um prazo longo para que um bom número de jovens se inscreva”, disse a coordenadora.

Clarete explica que o Juventude em Ação oferece as modalidades esportivas de futsal e futebol de campo para homens e vôlei para as mulheres. Também serão oferecidas atividades artísticas como dança, teatro e música. As inscrições estão sendo realizadas na Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e no Conselho Tutelar.

O número de vagas para ambas as atividades, esportivas e artísticas, é ilimitado. Podem se inscrever jovens entre 14 e 25 anos. Os trabalhos do Projeto Juventude em Ação estão previstos para começar nesse mês de março, com data a ser definida.

“O objetivo desse projeto, é oferecer para a população juvenil uma melhor qualidade de vida, através dessas atividades que visam um melhor desenvolvimento físico e intelectual, mantendo-os ocupados e evitando que sigam outros caminhos não aconselháveis”, explicou a coordenadora.

Alunos do PETI contemplados com Colônia de Férias



Quem acha que nas férias as crianças têm apenas que brincar, mantendo–se longe de qualquer atividade lúdica, se engana. No PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Santana do Piauí as crianças recebem acompanhamento até no período de férias, participando de atividades que além de serem prazerosas, estimulam o aprendizado e a pratica de esportes.


Apenas nesse início de ano, as crianças foram contempladas com dois dias de lazer. O primeiro ocorreu no dia 22 de janeiro e o segundo no dia 29 do mesmo mês. Todas as crianças que integram o PETI da zona urbana e rural do município participaram das atividades.
No dia 22 de janeiro os alunos participaram de brincadeiras na sede do PETI, assistiram uma comédia e comemoraram o aniversário de todos os aniversariantes do segundo semestre de 2008, com direito a bolo e brindes.

Já no final do mês, todos foram levados para uma manhã de sol na AABB – Associação Atlética dos Bancários do Brasil de Picos. Das 8:00 h as 14:00 h todos banharam de piscina, participaram de jogos de futsal, tiraram fotografias, fizeram gravações de depoimentos sobre o que representa o PETI em suas vidas, receberam lanche e almoço.

De acordo com a coordenadora do PETI de Santana do Piauí, Tarciana Bernardes a colônia de férias é uma tradição no município, e acontece nos meses de férias. Geralmente as crianças são levadas para clubes recreativos diferentes.

Tarciana destaca ainda que na abertura da I Semana Pedagógica de 2009, de promoção da Secretaria de Educação, que ocorrerá entre os dias 12 e 13 de fevereiro próximo, o PETI terá uma participação especial cantando o Hino Municipal de Santana do Piauí.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Coral do PETI é destaque em Santana do Piauí




As atividades desenvolvidas com os jovens santanenses continuam progredindo. Em 2008 surgiu o Coral do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que desde então vem participando de eventos dentro do município, e em outras cidades também.

Dentre as atividades de destaque, em que o coral composto por 33 crianças, participou, podem ser mencionada a premiação de Santana do Piauí em Paulistana. Quando o município recebeu o troféu Selo UNICEF – Município Aprovado Edição 2008. Na ocasião as crianças cantaram o hino municipal de Santana e a música “É bom ser criança”.

Sempre acompanhados pelo violão do coordenador de eventos, Luís Campos, e com a ajuda das monitoras Fabiana e Patrícia, além da orientação da coordenadora do programa, Tarciana Bernardes, o Coral do PETI marca presença em diversos eventos do município, substituindo o tradicional CD, pelo hino entoado na hora.

“Nós temos apoiado as crianças na realização desse trabalho, não é por que o município ganhou o Selo UNICEF, que vamos deixar de trabalhar a temática da criança e do adolescente, já fazíamos isso, e vamos continuar sempre”, comentou Tarciana Bernardes.

A primeira dama e secretaria de desenvolvimento social, Maria José Dias, também manifesta sua opinião sobre a atividade desenvolvida pelas crianças. “Realmente o desempenho deles tem sido muito satisfatório, estão sempre ensaiando, e sentimos que a população também está gostando muito”, comentou.

Santana participará novamente do Dia do Desafio


Aprovando os ótimos resultados obtidos em 2008, quando venceu o município de Mongua no Dia do Desafio, o prefeito Valdenilson Dias Borges decidiu assinar o convênio e garantir a participação santanense em mais uma etapa, que ocorrerá no próximo dia 27 de maio. Na ocasião serão realizadas atividades esportivas nas escolas municipais, envolvendo o maior número de participantes.


O trabalho será coordenado pela professora Clarete de Souza Rabelo Leal, que também foi a responsável pelo evento em 2008. “Esperamos garantir uma grande participação de crianças e adolescentes, a exemplo do ano passado, e conseguir com isso repetir a vitória e conseguir esse reconhecimento internacional para nossa cidade”, comentou.

Recentemente o município recebeu o troféu do Dia do Desafio de 2008. No troféu continha a seguinte inscrição: “O SESC – Serviço Social do Comércio confere este troféu de mérito comunitário a Prefeitura Municipal de Santana do Piauí, pela realização do Dia do Desafio 2008, contribuindo para a melhoria da Qualidade de Vida da Comunidade”.

“Na ocasião ficamos muito felizes com a conquista de nossa cidade e, portanto, decidi apoiar novamente a realização desse empreendimento”, comentou o prefeito Valdenilson Dias Borges.

No ano passado o município conseguiu mobilizar 3320 pessoas no Dia do Desafio, vencendo a cidade de Mongua, localizada no estado de Boyaca na Colômbia. A disputa entre as duas cidades latino americanas foi estabelecida através de um sorteio eletrônico, considerando o número de habitantes de cada cidade.

Santana do Piauí conquista o Selo Unicef 2008 e recebe prêmio em Paulistana


Após um amplo trabalho voltado para a temática da criança e do adolescente, adotado desde o início da administração Valdenilson Dias Borges, o município de Santana do Piauí conquistou o Selo Unicef – Município Aprovado 2008. Essa conquista constitui-se no primeiro prêmio de reconhecimento internacional para a jovem cidade de apenas 16 de idade.


A esperada certificação para o município aconteceu em uma grande solenidade realizada na cidade de Paulistana na tarde desta sexta-feira (06), contando com as presenças de 12 dos 33 municípios vencedores desta edição. Com a certificação, Santana do Piauí agora mostra para o mundo a importância destinada ao trabalho voltado para as crianças e adolescentes desenvolvido na cidade.
O Selo Unicef avaliava evoluções nos indicadores de educação, saúde, políticas públicas voltadas para os jovens, dentre outros. Após ser comprovado que um município trabalhava todas essas temáticas, ele se tornava apto a receber a honraria. “Os ventos da mudança estão cegando cada vez mais fortes ao Piauí”, palavras do coordenador do Selo Unicef, falando sobre o aumento da quantidade de municípios vencedores nessa segunda edição no Estado.
Na abertura da solenidade, todos os municípios presentes foram convidados a realizar apresentações, promovidas pelos jovens, retratando a cultura local. Cada município tinha direito a 2 apresentações. Para a solenidade Santana do Piauí apresentou o Coral do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que entoou um trecho do Hino de Santana do Piauí e a música É Bom Ser criança.
Logo em seguida os prefeitos e articuladores receberam o certificado, atestando que ganharam o Selo Unicef, e uma agenda, entregue aos articuladores. O troféu da conquista foi entregue as mãos de um adolescente, que representando o município. Santana do Piauí foi representado pelo estudante Diogo.
A articuladora do Grupo Pró – Selo de Santana do Piauí, Clarete do Souza Rabelo Leal, representou o prefeito Valdenilson Dias Borges, que por motivos de saúde de seu pai, o primeiro prefeito Manoel Borges Sobrinho, não pode comparecer ao evento, mandando seus abraços e a satisfação absoluta pela conquista.
“Nós temos um carro, “Estrelas da Infância”, que representa a caravana do Selo Unicef, e cada um de vocês jovens, pregará um adesivo com o nome do seu município, para por onde esse carro passar, as pessoas saibam que a estrala da criança e do adolescente brilha naquele lugar”, comentou Ruy Aguiar.

Encerrando o evento, o coral do PETI de Santana do Piauí foi convidado a se apresentar novamente, após ter impressionado o público e os organizadores em sua primeira exibição. Para essa solenidade especial, o município de Santana do Piauí levou até paulistana uma caravana com mais de 60 pessoas, a maioria adolescentes que trabalharam pela conquista do Selo Unicef.